Traductor

martes, 28 de agosto de 2012

LIBROS -PABLO VICTORIA-










3 comentarios:

  1. que bueno Dr Pablo nos visitara a la tertulia de pensamiento del Sheraton en Medellin que nos hablara del conservatismo actual y de los partidos conservadores mundiales,

    ResponderEliminar
  2. Buenos días, don Pablo:

    Debe colocar de nuevo su libro "El día que España Derrotó a Inglaterra", tal como reza el que yo le compré.

    Creo que es mejor incluso, el título "El día que Blas de Lezo derrotó a Inglaterra en Cartagena de Indias", que resume todos los valores que se hicieron tangibles aquells días.

    Un afectuoso saludo.

    Francisco Molina Pérez

    ResponderEliminar
  3. Uma carta de agradecimento ao autor

    A despeito de sinceramente considerar que não temos qualquer missão nessa vida, procuro seguir a minha adornando minhas viagens de trabalho com ações de turismo que engrandeçam o conhecimento da historia humana na Terra. As vezes aventuras acidentais me fazem pensar que, se há grandeza humana na ação de alguns, então talvez a vida tenha sim algum sentido que transcende o mero dia a dia. A historia de Blas de Lezo é uma delas.

    Tive a oportunidade de conhecê-la numa viagem a negócios a Barranquilla, na Colômbia, em que me hospedei em Cartagena, por turística. Muito além de aproveitar a beleza da cidade, aliada a seu sentido histórico, um precário tour de "chicha" (ônibus local) me levou e à minha namorada, de uma visita sem charme a uma loja de esmeraldas, por exemplo, a trombar com a fantástica história de Lezo quando visitamos o castelo de Sao Felipe. Um vídeo ali exibido ao grupo de turismo de que fazíamos parte me chamou a atenção para o passado histórico da cidade.

    Mais tarde, tomando um café numa agradável livraria da cidade, busquei as estantes e me deparei com seu livro El Dia Que Cartagena Derrotó a Inglaterra. A partir de então o passeio não tinha mais minha completa atenção, inteiramente consumida pela leitura do que considero uma obra prima, pelo estilo, pelo conteúdo, mas principalmente por destacar o lado humano e heroico de uma pessoa que sozinha é capaz de mudar o rumo da historia.

    Os dias que se seguiram, incluindo a ida a Barranquilla a trabalho e a volta de taxi, as noites, a espera nos restaurantes, o voo de retorno ao Brasil, quando dediquei os preciosos minutos de que dispunha para devorar o texto. As vezes constrangia os passageiros ao meu lado com gargalhadas ou lágrimas, tantas foram as vezes que me emocionei profundamente com a narrativa. Em particular ao final da leitura, quando não puder sequer conter as lágrimas de tristeza ante a compreensão profunda do que foi a vida deste homem e seu triste, ainda que glorioso, fim.

    Já então estava completamente envolvido pelo tema, com pesquisas na Internet e em livrarias que visitei nos dias seguintes, numa ávida busca a maiores informações. Nada encontrei no entanto com o detalhe, a paixão e o sentido de humanidade de seu texto. É no calor desse momento intenso que quero agradecer e cumprimentá-lo pelo majestoso livro. Estou certo de que se o que busca com ele é fazer uma diferença na historia e na vida de alguém que subitamente toma conhecimento dessa paixão humana, então o senhor atingiu o objetivo com tremendo sucesso.

    Parabéns, professor Pablo Victoria. E obrigado pela experiência de vida inigualável.

    mauricio.costa@sloan.mit.edu

    ResponderEliminar